terça-feira, 30 de junho de 2009

Mudando a telefonia movel para sempre?

Aqui em Londres a campanha do momento e uma iniciativa corajosa, mas ao mesmo tempo obvia, da operadora de telefones celulares 3. Hoje, esta companhia possui 3 milhoes de usuarios no Reino Unido e 16 milhoes no mundo todo.

Eles estao realizando uma grande campanha de marketing entitulada "Changing mobile forever", que pretende distribuir SIMs que permitem acesso VOIP, ou seja, como Skype. Em um primeiro momento, o SIMs poderiam ser adquiridos por £1,99 e agora ja estao sendo distribuidos de graca para o maior numero de pessoas possivel, em um sistema pay as you go (ou seja, voce nao precisa abrir nenhuma conta de pos-pago nem nada. E pegar seu chip e comecar a usar com as pessoas que ja tem chip.

Arriscado? Talvez, mas de fato e muito revolucionario e compensador em um primeiro momento, ja que as pessoas vao querer colcoar algum dinheiro no chip para realizar ligacoes para telefones fixos ou outros telefones que nao tenham Skype. Assim, naturalmente, as pessoas comecam a migrar para a operadora 3.

Segue abaixo o filme produzido para comunicar a campanha:



Ja imagino a Oi fazendo alguma coisa deste tipo no Brasil... E vamos ver se este barulho vai gerar alguma mudanca na maneira de fazer telecomunicacoes daqui para frente...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

...depois de algum tempo de silencio, de volta a ativa!

Desculpe a falta de acento... Trago aqui para voces um case muito, muito bom que foi discutido em uma reuniao interna de planejamento. E muito bem elogiado, obviamente. E ganhou, ensta semana, um grand Prix de midia em Cannes.



Em um primeiro momento podemos ver isso e logo pensar: mas isso nao e meu papel! Eu faco comunicacao, nao novos formatos de produto ou canais. Mas isto tudo, de fato, tambem nao e comunicacao? Quando pensar em novas campanhas a agencia nao deveria pensar sem amarras no business do Cliente como um todo? Devemos sempre nos treinar para pensar no melhor resultado de imagem e vendas das novas marcas, mesmo que a solucao esteja fora de nossa alcada. Afinal este pode ser o diferencial que os Clientes buscam: ajudar a encontrar solucoes que, na loucura do fechamento de metas, eles podem nao enxergar na frente deles.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Todos têm um lado gay dentro de si

Divertido filme feito para a Parada Gay de Zurique. Muito boa a sacada, que incentiva ainda mais a participação de mais simpatizantes para a festa.



...mesmo que a caracterização tenha ficado estereotipada demais... Acho que ela que deu 'glamour' para o filme.

Via Updaters

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como fazer música e influenciar fãs

Que delícia o que a internet - e nossos ÍDALOS - podem fazer com a gente hoje em dia... John Mayer, meu ídolo incondicional de todos os tempos, junto com DMB e poucos outros, fez algo que há alguns anos seria impensável, impraticável e impossível para seus fãs... Atualmente ele está fora de temporada, escrevendo seu 5 CD, o Battle Studies. Mas isso não é motivo para ficar longe dos fãs. Ele alugou uma casa abandonada para ser seu estúdio, colocou um computador com webcam por lá, instalou seu twitter no celular ou coisa do tipo e montou sua espécie de live studio durante os próximos meses (confira sua 'saga' neste blog: http://www.johnmayer.com/battlestudies/). Ele escreve versos das suas novas canções e postam pedindo opinião dos fãs, manda filmes dele tentando tirar novos ritmos e sons de suas canções para as pessoas já preverem como ficará o som no CD pronto, 'twitta' idéias e temas para ver se isso gera retorno, e assim, aos poucos, vai escrevendo seu disco, e seus fãs com a sensação de que estão quase que escrevendo junto com ele... Dá uma espiada na bagunça:



Ação que pode até ser óbvia agora que já está feita, mas é GE-NI-AL. Prova que quem tem talento não precisa esconder nada. Nos faz sermos ainda mais fãs e admiradores de sua música, o faz entrar no nosso 'precioso tempo' com muito mais frequência e, principalmente nestas épocas em que o CD perde sua atratividade, nos faz aguardar ávidos pelo lançamento do novo disco. Eu, pelo menos, vou comprá-lo no dia que for lançado... =)

terça-feira, 5 de maio de 2009

A decepção de um 'pseudo' Flash Mob

Para os que não viram, olha que interessante este comercial feito pela Sky TV, que nos lembra muito dos Mobs da T-Mobile em Londres - que aliás, para quem não viu, acabaram de lançar outro lá na Trafalgar Sq, em que milhares de pessoas cantam Hey Jude ao mesmo tempo.



Foram 4 milhões de reais de investimento, não só pela produção feita, mas principalmente pelo cachê da nossa über Gisele Bundchen. Mas vou ser sincera agora... quando soube que foi tudo combinado, que todos lá sabiam o que ia acontecer (já que a O2 que organizou toda a bagunça como um comercial comum mesmo) confesso que fiquei BEM frustrada... Será que a Giovanni não conseguiria fazer disto um flash mob em vez de um comercial todo programado? Me senti bem enganada... E confesso que também prefiro um formato com pessoas comuns participando da propaganda, como a T-Mobile faz muito bem, e não uma encenação... O que é melhor, 4 milhões de reais ou 4 mil pessoas participando? =)

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O lado Boticário da vida

Para comemorar o Dia das Mães, que está bem próximo: O pessoal da Almap BBDO fez um lindo trabalho para uma campanha de oportunidade para Boticário.



Emocionante e interessante no ponto - com uma produção gigantesca - sem abrir mão do novo posicionamento da marca "acredite na beleza". Parabéns, pessoal da Almap!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

You wish!


Quem dera... Um jeito inusitado de divulgar whisky da Maker's Mark feita pela Doe-Anderson nos EUA. E, claro, é tudo de mentira, só para atiçar as pessoas que passam pela instalação.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Nokia Point & Find: fim do QR code, bar code e todos os codes?

A Nokia lança um novo serviço, nos Estados Unidos e Europa, que contribui e muito para a convergência. É o Point & Find, que permite ao usuário, apontar a câmera do seu Nokia para um poster, uma fachada de loja, uma embalagem e automaticamente é direcionado para um link relacionado, um vídeo, um comercial. Por enquanto o serviço, que ainda é beta, funciona apenas com posters de filmes.


Nokia Point & Find (ramalhoblog.com) from Ramalho Blog on Vimeo.

dica de: http://bullet.updateordie.com

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ame-o antes de ele deixá-lo

Novo comercial dos nossos colegas da Saatchi Londres para Head and Shoulders, shampoo para calvície. Vamos lembrar que estamos falando com um público masculino - e britânico - que adora este humor exgerado.

Vai ganhar Cannes ou este nonsense já ficou muito óbvio?

Moeda agora virou pantone!

Brilhante ação da DM9DDB para a WWF que está em várias salas de cinema e na frente da DM9 para também engajar seus funcionários.