quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cautela, novas mídia e below the line

No mesmo dia em que tomei café da manhã com Anurag Badra, ele promoveu à tarde o evento The Pitch CMO Summit 2008, que reuniu cerca de 200 profissionais de marketing de diversas empresas anunciantes da Índia. E é claro que eu fui lá assistir ao evento, em uma super oportunidade de ouvir, de uma só vez, vários clientes locais. O principal painel do encontro teve como foco um debate a respeito de como as marcas estão enfrentando o momento de turbulência econômica atual. No geral, ficou claro que, assim como no Brasil, o efeito desta crise na Índia será menor do que em mercados mais maduros. Esse contexto, no entanto, aponta para dois pontos que ficaram claros em relação à orientação que os anunciantes irão dar aos seus investimentos em comunicação em um futuro próximo: o crescimento dos investimentos em novas mídias - especialmente a internet, e uma transferência das verbas da publicidade tradicional para ações below the line. O diretor de marketing da General Motors, Ankush Arora informou que a montadora investiu nos últimos anos entre 4% e 5% de sua verba em mídia digital e que esse percentual irá saltar para algo em torno de 10% e 11% esse ano. “A tendência é essa parcela aumentar ainda mais com algumas ações focadas em mídias sociais e criação de novos conteúdos fazendo com que nos próximos anos chegue a algo entre 14% e 15%”. Sunil Dutt, responsável pela divisão de marketing da Samsung Mobile, afirma que na sua empresa este patamar de investimento em mídia digital também está em cerca de 5%, mas não há dúvidas de que vai aumentar pela própria natureza de seu negócio. A diretora associada da Technopak, consultoria especializada em varejo, Saloni Nangia, foi enfática ao dizer que está havendo uma transferência substancial da verba de publicidade para ações de below the line, especialmente aquelas direcionadas ao ponto de venda. “Mundialmente, o varejo tem usado cada vez menos a publicidade tradicional para transferir seus investimentos em programas de fidelização e ações mais personalizadas. O investimento em below the line na Índia, que ainda não é tão grande hoje, irá crescer muito nos próximos anos devido a essa tendência”.

Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/diariodebordo/pordentrodaindia/
(Diário de Bordo - Regina Augusto - 19.11.2008)

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